História

Criado em 1978, o Cenex da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, no cumprimento de sua função, vem assessorando a Diretoria e os Departamentos de Educação Física, Esportes, Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, na implementação, execução e acompanhamento das ações de extensão ofertadas e promovendo a integração da Instituição com a comunidade através da implementação das atividades de extensão.

As atividades de extensão coordenadas pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional atuam diretamente na promoção da manutenção da saúde, com atividades direcionadas às crianças, adolescentes, jovens, adultos, terceira idade e pessoas portadoras de necessidades especiais.

Diversificando as ações, a extensão tem desenvolvido, ao longo deste anos, uma gama de projetos que propicia a prática de atividades hidroginástica, natação, ginástica, danças etc), oferece à comunidade acadêmicos e externa à UFMG: formação, atualização e capacitação por meio de cursos, simpósios, palestras, seminários, dentre outros.

Com o objetivo de aproximar ao máximo a Universidade com a comunidade, as atividades de extensão são programadas para serem acessíveis a todos aqueles que tenham interesse em praticar uma atividade física de qualidade com orientação de professores do curso de Educação Física da UFMG e executadas pelos estudantes estagiários ou bolsistas, sempre sob a supervisão e orientação de um docente.

Já os Projetos Sociais e/ou de Prestação de Serviços são ofertados de acordo com a demanda, e, na maioria das vezes, com parceiros como Centros Sociais, SUS etc.

Em 2006, o Regulamento do Cenex foi reformulado e aprovado pela Congregação da EEFFTO, buscando adequar o crescimento do setor às diferentes demandas surgidas ao longo do tempo. Com isto, o Cenex ganhou uma nova estrutura organizacional e foram docentes dos quatro Departamentos, 1 (um) representante discente e 1 (um) representante técnico-administrativo e surgiram dois novos setores, a Assessoria de Comunicação e a Central de Eventos, atendendo a uma grande demanda detectada pela secretaria administrativa do Cenex.