Cenex

“A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”(Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, 2010).

Nessa perspectiva, a extensão é, ao lado do ensino e da pesquisa, uma das dimensões essenciais da atividade acadêmica.

Função

Cada uma das Unidades Acadêmicas da UFMG tem um Centro de Extensão (Cenex), que conta com um coordenador e estrutura administrativa. Esses órgãos executam a gestão da política de extensão nas Unidades, em consonância com a política geral da extensão universitária.

Por meio das ações desenvolvidas pelo Cenex, os estudantes podem participar das ações de extensão da UFMG. Compete à Proex, em colaboração com os Cenex, induzir e articular as ações de extensão desenvolvidas no âmbito das Unidades Acadêmicas.

Cabe ainda ao Cenex:

• Colaborar na estruturação de atividades complementares de natureza formativa dos alunos, buscando a integração entre ensino, pesquisa e extensão, e na estruturação e implementação de programas interdisciplinares;
  • Buscar mecanismos de valorização da participação dos alunos do meio de integralização curricular;
  • Organizar e divulgar a produção acadêmica das atividades de extensão desenvolvidas pelo seu Cenex.