Histórico de Seminários

O I Seminário do Cemef/UFMG foi realizado em 2003, com o tema “Educação Física, História e Memória”. Reuniu estudantes e pesquisadores vindos de Minas Gerais, do Espírito Santo, do Paraná e do Rio Grande do Sul para debater o campo de investigação em História da Educação Física e discutir políticas de acervo para centros de memória.

No II Seminário, em 2005, o tema contemplado foi “Educação Física, Esporte, Lazer e Cultura Urbana: uma abordagem histórica”, indagando sobre o lugar e os sentidos atribuídos às práticas de Educação Física, de Ginástica, de Esporte e de Lazer na cultura das cidades. Nesta segunda edição houve já a apresentação de trabalhos, visando estimular a circulação das produções em pesquisa. Contou com autores de Vitória, Viçosa, Juiz de Fora, Ouro Preto, Recife, Belo Horizonte e Campinas.

Em sua terceira edição, em 2006, o Seminário do Cemef foi organizado em parceria com o Grupo de Trabalho “Memórias da Educação Física e do Esporte”, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, e a temática central foi “Educação Física, Esporte e Lazer: constituindo acervos, narrando histórias”. Os centros de memória como lugares de preservação de acervos e de produção do conhecimento histórico foi um assunto em destaque.

O IV Seminário do CEMEF, em 2007, teve a “Pesquisa Histórica: construindo caminhos metodológicos” como tema central. O evento dedicou-se ao diálogo com diferentes aportes metodológicos e historiográficos, a partir de estudos concluídos e em andamento. O propósito era conhecer caminhos, trilhados, levando em consideração não só os trabalhos bem sucedidos, mas também as dificuldades encontradas por pesquisadores(as) em suas jornadas nos arquivos, bibliotecas e museus.

Com o tema “Pesquisa Histórica: Fontes e Narrativas”, foi realizada, em 2008, a quinta edição do Seminário do Cemef em parceria com o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE através do seu Grupo de Trabalho Temático “Memórias da Educação Física e Esportes”. O propósito foi problematizar fontes para a pesquisa histórica e debater ancoragens teórico-conceituais, dilemas e possibilidades que apresentam aos estudos nesse campo.

Em 2010, o VI Seminário do CEMEF foi dedicado ao tema “História, circularidade cultural e educação do corpo”, debatendo o trânsito de proposições pedagógicas e científicas que fundamentaram a educação do corpo ao longo da história da Educação Física, do Esporte e do Lazer, em Minas Gerais, especialmente, mas também no Brasil.

Em sua sétima edição, de 2012, o Seminário do CEMEF teve como tema central “Homo Gymnasticus na História: Ciência, Educação, Arte”, dedicando-se ao debate sobre a afirmação da Ginástica como prática cultural da modernidade. Uma iniciativa inédita e muito significativa, por ocasião deste VII Seminário, foi a promoção simultânea do I Encontro de Centros de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer do Brasil, com a participação de representantes de várias instituições: UFMG, PUC/MG, Instituto Federal do SUL de MINAS, UFRGS, UFS, UFES, UFRJ, FURG, UFBA, UNEB, UFJF. Também do Centro de Documentação do Esporte da Secretaria de Esporte e da Juventude de Minas Gerais e do Grupo de Trabalho Temático “Memórias da Educação Física”, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

No contexto da realização de grandes eventos esportivos no Brasil, no ano de 2014, o CEMEF dedicou a oitava edição de seu Seminário à análise das circunstâncias culturais, econômicas, artísticas e científicas que levaram ao que podemos chamar a invenção do homo sportivus, com a afirmação do esporte como prática cultural da modernidade, espalhada por todo o mundo. A programação do VIII Seminário priorizou a reflexão sobre as relações do esporte com a ciência, a arte e a educação. Foram convidados pesquisadores de importantes Universidades brasileiras (UFRJ, UFSC e UFES, além da própria UFMG) e de três outros países: a Argentina, o Uruguai e Portugal. O evento teve ainda uma exposição, com o mesmo tema do evento: “Homo Sportivus na História” e contou com o financiamento da FAPEMIG.

Em 2016, a edição foi comemorativa: “IX Seminário do Cemef – Educação Física, História e Memória – 15 anos de trajetória”. Como um balanço de sua atuação, o Centro priorizou o debate sobre a preservação de acervos e a formação de novos pesquisadores. A programação incluiu a exibição de filmes do acervo do Cemef seguidos de mesas redondas para debate.

O X Seminário do Cemef, realizado em 2018, trouxe como tema central os “Diálogos Transnacionais na História da Educação Física”. Priorizou as pesquisas realizadas em parceria com colegas de outros países e o aprofundamento teórico-metodológico para as ações de investigação. As mesas redondas abordaram os temas: Educação e política na história das sensibilidades; Educação Física e a formação docente no Brasil e no Uruguai; A presença dos métodos ginásticos na história: sua recepção, circulação e tradução. Também foram contemplados os estudos sobre os acervos históricos e os caminhos para a sua preservação.

Seminários

Outras informações

Acompanhe as novidades!