Acervo

Linha de Acervo

A linha de acervo do Cemef é composta por Arquivos Institucionais, Arquivos Pessoais de Professores, Coleção História Oral, Coleções Avulsas, Biblioteca e Arquivo Cemef/UFMG. Cada um desses conjuntos possui características próprias, quer pela natureza dos acervos que reúne, quer pelo modo como foram recebidos no Centro. Também varia a temporalidade relativa a cada um deles, bem como os procedimentos de recolhimento e divulgação.

Arquivos Institucionais

Os Arquivos Institucionais são compostos por objetos, documentos textuais, iconográficos e audiovisuais produzidos pela Escola de Educação Física. Esses documentos foram recolhidos do chamado “Arquivo Morto”, do setor de audiovisual e de alguns gabinetes e laboratórios da EEFFTO, entre 2001 e 2012. Passaram por um processo de higienização e organização. Atualmente, os diferentes tipos documentais se encontram em fases distintas de organização e elaboração de instrumentos de pesquisa.
O acervo textual, composto por documentos administrativos, de ensino, de pesquisa e de extensão é dividido em dois fundos. O Fundo 1 reúne documentação produzida pela então Escola de Educação Física de Minas Gerais entre 1952 (anos da criação da Escola) e 1969 (ano em que a instituição foi federalizada). O Fundo 2 é constituído por documentos produzidos na instituição após sua incorporação à UFMG que vão de 1969 a 1980 (ano em que foram criados os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na Escola, o que alterou a organização da instituição).

A coleção de objetos é composta por cerca de 347 itens pertencentes à EEFFTO/UFMG. Dentre os objetos da instituição, alguns foram encaminhados ao Cemef por funcionários ou recolhidos em um mutirão pelos professores e alunos no porão da própria Escola. Muitos estão patrimoniados e possuem número de tombo.
A coleção fílmica é composta por cerca de 355 filmes em películas e fitas magnéticas de áudio e vídeo, com registros de campeonatos e outros eventos relativos à dança, ao esporte e à recreação – nacionais e internacionais. Inclui também filmes didáticos em inglês e em alemão, utilizados na formação de professores na Escola de Educação Física nas décadas de 1960 e 1970.

A coleção iconográfica reúne 2.185 fotografias e também diapositivos, alguns quadros e cartazes.

Arquivos Pessoais de Professores

Desde 2002 o Cemef/UFMG se lançou ao desafio de recolher, preservar, organizar e tornar acessíveis os Arquivos Pessoais de Professores da EEFFTO, que se distinguem dos demais por terem sido doados por familiares de docentes já falecidos, por professores já aposentados ou, ainda, por aqueles que, em atividade, escolheram pessoalmente depositar seus acervos acumulados no Cemef/UFMG.

Fazem parte dos Arquivos Pessoais de Professores, os acervos de: Herbert de Almeida Dutra, Odilon Ferraz Barbosa, Fernando Campos Furtado, Nella Testa Taranto, Edson Pisani Martini, Ivani e Terezinha Bonfim, Eustáquia Salvadora de Sousa, Dietmar Martin Samulski, Emerson Silami Garcia e Isabel Montandon.

Biblioteca

Constituída por um conjunto de livros, manuais e periódicos oriundos da Biblioteca da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) mediante avaliação da Comissão Técnica de Acervo do Cemef. Também inclui exemplares doados ao Cemef por seus respectivos autores. Atualmente é composta por aproximadamente 3000 livros e 291 títulos e 3.900 exemplares de periódicos. Os livros estão indexados no catálogo on-line de bibliotecas da UFMG, o que possibilita a pesquisa baseada em descritores. Já os periódicos, têm como instrumento de pesquisa dois catálogos disponíveis em nossa página.

Coleção História Oral

Essa coleção é composta por fontes orais produzidas através da escuta de pessoas e dos registros de suas lembranças e experiências. Essa coleção inclui os documentos produzidos a partir dos projetos de pesquisa intitulados “Eu vou te contar uma história… Memórias de esportes e ruas de recreio (1940-1970)” ; “Coleção história oral: memória de esportes e ruas de recreio em Minas Gerais (1940-1980)”; “História oral: produzindo fontes sobrea Escola de Educação Física da UFMG e os 50 anos de sua federalização”, realizados respectivamente em 2008-2009, 2010-2011 e 2019. Ao todo, a coleção é constituída por 47 entrevistas transcritas e a documentação a elas relacionadas (roteiros, fotografias, termos de cessão), arquivos de áudios e alguns registros audiovisuais.

Coleções Avulsas

As “Coleções Avulsas” acolhem aquela documentação que, custodiada pelo Cemef, não se acomoda às características que conferem unidade às demais categorias que emolduram a linha de acervo do Centro. São elas: Maria Aparecida de Souza Gerken; Lazer; Evandro Garzon; Jorge Luiz Miranda Rolla; Judith Carias de Miranda; Marluce Gomes; Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto; Lincoln Raso; Lino Castelanni Filho; Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues (Lór); Maria Carolina Nonato Costa; Maria Glaucia Costa Brandão; Marilene Lima; Nilo Resende Viana; Paula Verassai Laureano; Ronaldo Resende; Vania Caetano de Castro; Rodolfo Novelino Benda; IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física; Convites de Formatura.

Arquivo Cemef

O “Arquivo Cemef/UFMG” reúne documentos relativos à própria história institucional do Centro e inclui os projetos concluídos, a memória das edições do Seminário do Cemef e das exposições realizadas, os documentos administrativos, etc.