Pesquisa

CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE ABERTURA POLÍTICA (1987-2004)

 

Vigência: 2024Em andamento

Equipe de Trabalho
Alunos envolvidos: Graduação: (1).
Integrantes: Christiane Garcia Macedo – Coordenador / Gabriela Almeida Lara – Integrante

Descrição
A década de 1980 foi marcada, no campo da Educação Física Escolar brasileira, pelo surgimento de um conjunto de produções e debates que ficou conhecido, posteriormente, como Movimento Renovador da Educação Física. Pode ser entendido como um movimento de caráter inflexor, dado ter representado um forte e inédito esforço de reordenação dos pressupostos orientadores da Educação Física, e questionar de maneira mais intensa e sistemática, os paradigmas da aptidão física e esportiva que sustentavam a prática pedagógica nos pátios das escolas. Considerando o período de abertura política, a chegada de debates mais críticos da educação o objetivo dessa proposta é analisar as estratégias e discussões científicas, políticas e pedagógicas na formação de professores(as) após a reforma curricular federal de 1987 no curso de licenciatura em Educação Física da UFMG. Elencamos como marcos temporais a resolução 03/1987 do Conselho Federal de Educação e a resolução 07/2004 do Conselho Nacional de Educação. Como objetivos específicos: Identificar os documentos de discussão da produção curricular do curso de Educação Física da UFMG pós-reforma de 1987; Analisar as alterações e permanências no curso de licenciatura em Educação Física da UFMG; Elencar e problematizar os discursos de legitimação da Educação Física na escola e da licenciatura que estavam presentes no curso analisado durante o período (1987-2004); Explorar a circulação de ideias do movimento renovador entre os(as) docentes. A base teórica da pesquisa se localiza na História Cultural em diálogo com a História da Educação e as Teorias Críticas do Currículo.