Corpos, natureza e sensibilidades em perspectiva transnacional
Organizadores Marcus Aurelio Taborda de Oliveira e Meily Assbú Linhales – Campinas, SP: Mercado das Letras, 2022.
O projeto que deu origem ao livro pretendeu ser o refinamento de um esforço de pesquisa desenvolvido há quase 10 anos, e articula pesquisadores de cinco países e doze universidades nacionais e estrangeiras em torno de um tema comum. Configurou-se, portanto, uma tentativa de compreender a mobilização dos sentidos corporais para a produção de novas sensibilidades, colocando em diálogo experiências educativas realizadas na Argentina, no Brasil, na Colômbia, na Espanha, na Itália e no Uruguai.
Os autores foram em busca das interações e dos mecanismos de circulação de pessoas, ideias e artefatos que permitissem analisar e narrar a educação do corpo, como uma aposta, uma promessa ou uma prática, em um recorte temporal de quase um século, com predominância para o século XX.
A expectativa é que o esforço de pesquisa empreendido ao longo dos três anos de duração desse projeto tenha redundado em contribuições úteis para os interessados nos temas da educação do corpo, dos sentidos e das sensibilidades em chave histórica, em diálogo com diferentes campos disciplinares.