Política de Acervo
A Política de Acervos tem como premissa o estabelecimento de diretrizes, normas e políticas para o gerenciamento dos acervos do Cemef. Seu objetivo é planejar ações relativas ao processamento técnico, ao gerenciamento e à difusão dos nossos acervos.
O Cemef, enquanto centro de memória e ciente de seu papel como espaço patrimonial desenvolve com seu acervo atividades de guarda, documentação, conservação, pesquisa, exposição, ações educativo-culturais e outras formas de extroversão e difusão. Para atender a esses fins, desde 2014, conta com uma Política de Acervos que definiu a linha de acervo estabelecida desde então.
O escopo do acervo sob a guarda do Cemef abrange temas relacionados com a história da Educação Física, da Educação, das práticas corporais, além da própria história da Escola de Educação Física de Minas Gerais, posteriormente Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Compreende documentação arquivística, bibliográfica e museológica, com itens que vão do século XIX ao início do século XXI, com maior concentração na segunda metade do século XX.