Educação Física nas escolas da cidade
Realização: Cemef
Período: Novembro de 2024 a Abril de 2025
Local: Cemef
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Sandra Regina Goulart Almeida – Reitora
Alessandro Fernandes Moreira – Vice-Reitor
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Gustavo Pereira Côrtes – Diretor
Tânia Lúcia Hirochi – Vice Diretora
Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer
Meily Assbú Linhales – Coordenadora Geral
Christiane Garcia Macedo – Coordenadora Acadêmica
Iara Souto Ribeiro – Coordenadora de Acervos
Projeto de Pesquisa:
O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS DA CIDADE DE BELO HORIZONTE: HISTÓRIAS, MEMÓRIAS, DOCUMENTOS
Meily Assbú Linhales – Coordenadora
FAPEMIG – Edital Nº 001/2022 (APQ-00748-22)
EXPOSIÇÃO
A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS DA CIDADE
Curadoria
Meily Assbú Linhales
Giovanna Camila da Silva
Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Cássia Danielle Monteiro Dias Lima
Consultoria
Verona Campos Sagantini
Estudantes
Alice Martins Pereira das Neves – Bolsista de Extensão do Cemef
Giovanna Giovanelli Tacconi Gimenez – Mestranda PROMESTRE
Pesquisa, textos e seleção de imagens e acervos
Alice Martins Pereira das Neves
Cássia Danielle Monteiro Dias Lima
Giovanna Camila da Silva
Giovanni Paolo de Jesus Donadia
Iara Souto Ribeiro Silva
Meily Assbú Linhales
Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Bolsistas
Enrico Mencarelli – Iniciação Científica
Jamille Cristina Torquato Ferreira – Extensão
Larissa Ribeiro dos Santos – FUMP
Expografia, projeto gráfico e montagem
PAR – Espaços Criativos
Acervos
Centro de Memória da Educação Física do Esporte e do Lazer (CEMEF / UFMG)
Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais
Escola Estadual Barão do Rio Branco
Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Memorial Helena Antipoff
Agradecimentos
À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.
Aos professores, professoras e estudantes das escolas da cidade que contribuíram na produção dos trabalhos, por meio das suas partilhas.
Ao Centro de Comunicação da UFMG (Créditos de fotografias: Paulo Cerqueria, Augusto Lacerda, Felipe Zig).
Ao Gabriel Santiago (ex-estudante do Centro Pedagógico).
À Equipe do Cemef, pela solidariedade de sempre.
Apoio:
Escola da Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – EEFFTO
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG
Programa de Mestrado Profissional em Educação em Rede Nacional – ProEF
Programa de Produtividade em Pesquisa da Universidade do Estado de Minas Gerais (PQA Educação Física, ensinada e aprendida nas escolas, participa da vida das cidades. Em Belo Horizonte e seu entorno, há mais de um século, essa disciplina escolar é tecida a muitas mãos e por distintas experiências. São múltiplas as possibilidades construídas – no passado e no presente –, para que os conteúdos, os tempos e os espaços destinados à Educação Física, se afirmassem nas escolas e nos processos de construção de corporeidades: pode-se perceber seus efeitos sobre estudantes, docentes e demais sujeitos e comunidades escolares… Brincar, jogar, dançar, marchar, fazer ginástica, recrear ou competir, respirar e perder o fôlego… Fragmentos que produzem marcas e, como tal, são também produtores de documentos e de memórias.
Narrar o vivido, conhecer o passado e se reconhecer nele, constatar mudanças e perdas, são alguns dos elementos que compõem a dimensão educativa desta exposição. Histórias e memórias, de escolas distintas, com suas formas inventivas de acolher e realizar a Educação Física. São peculiaridades e, ao mesmo tempo, fazeres ordinários, que se espraiam por todas as escolas da cidade e tocam a formação docente.
Como desdobramentos de trabalho investigativo coletivo, eis que emergem, entre outros indícios, a dimensão corporal sempre presente na construção social das infâncias e juventudes, os embates travados com as políticas educacionais, os sentidos atribuídos à ocupação dos tempos e dos espaços escolares, os diálogos com os distintos bairros, a experiências cotidiana de professores e professoras, construtores de suas docências…
São movimentos, vestígios, imagens e sonoridades que escolhemos apresentar.






