XII Seminário Cemef / IV Seminário do Projeto Corpos, Natureza e Sensibilidades em perspectiva transnacional.


Tema: Corpos, Natureza e Sensibilidades em perspectiva transnacional
Data: 22 e 23 de setembro de 2022
Local: EEFFTO/UFMG – Belo Horizonte

O XII Seminário do Cemef, realizado nos dias 22 e 23 de setembro de 2022, foi organizado como momento de divulgação e avaliação dos resultados de pesquisa do projeto “Corpos, natureza e sensibilidades em perspectiva transnacional (entre as décadas finais do século XIX e a década de 1970)”, aprovado no Edital Universal do CNPq, sob o n. 409171/2018-2. Como uma parceria entre o Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef/EEFFTO) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE), ambos na UFMG, esse projeto incluiu ações de pesquisa e extensão, realizadas entre 2019 e 2022, envolvendo instituições e investigadores brasileiros, argentinos, uruguaios e italianos, como membros integrantes dos sub-eixos temáticos de investigação do Projeto.
O primeiro seminário foi realizado presencialmente na UFMG, em setembro de 2019. O segundo e o terceiro seminários aconteceram, respectivamente em 2020 e 2021 e, dadas às circunstâncias da pandemia da COVID-19, foram organizados como encontros remotos, por plataforma virtual. Nesta quarta edição tivemos o prazer de novamente reunir presencialmente os pesquisadores na UFMG, para um momento de apresentação dos resultados de pesquisa. Também durante o evento foi lançando do livro do projeto, publicado pela Editora Mercado das Letras. No mesmo período, esteve em curso no Cemef uma exposição temática destina aos estudantes da Educação Básica, intitulada “MÓ DIVERTIMENTO: corpos, saúde, sensibilidades”.
Ao longo dos dois dias de evento e por esses diferentes formatos, foram abordando os estudos levados a termo, sobre os corpos e as novas sensibilidades forjadas nas práticas educativas escolares e não escolares, desde as décadas finais do Século XIX até o tempo presente.

Programação
Quinta 22/09

9h| Solenidade de abertura
Conferência de abertura: EDUCACIÓN DEL CUERPO: NOTAS PARA UNA TEORÍA
Conferencista: Cecília Seré (UdelaR – Uruguai)


13:30h| Mesa 01: INTELECTUAIS, IDEIAS E PROJETOS PARA A EDUCAÇÃO DO CORPO
Temas e Convidadas:
– “¡NUNCA SE OLVIDEN DE SU PAÍS!”. LA EDUCACIÓN DE LA SENSIBILIDAD ITALIANA EN ALGUNAS LECTUAS EDUCATIVAS PRESENTES EN ARGENTINA ENTRE LOS SIGLOS XIX Y XX – Paula Serrao (Università degli Studi di Torino – Itália)
 
– A EDUCAÇÃO MORAL E O PROBLEMA DA FELICIDADE EM “LIÇÕES DE PEDAGOGIA” (1915), DE MANOEL BOMFIM – Bruna de Oliveira Fonseca (UFMG- Brasil)
 
– “O EXERCÍCIO FÍSICO É O MELHOR REMÉDIO”: FERNANDO DE AZEVEDO E AS IDEIAS DE GEORGES HÉBERT – Carolina Jubé (UFG- Brasil)
Debatedora: Kênia Hilda Moreira (UFGD – Brasil)


16:30h| Mesa 02: A EDUCAÇÃO DO CORPO E DAS SENSIBILIDADES NAS PRÁTICAS ESCOLARES E NA FORMAÇÃO DE MESTRES
Temas e convidados/as:
– AS ESCOLAS AO AR LIVRE NA AMÉRICA LATINA: UMA PERSPECTIVA TRANSNACIONAL (1927-1937) – André Dalben (UNIFESP – Brasil)
 
– MOVIMENTOS DE RENOVAÇÃO E AFIRMAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR GERMANO BAYER, PARANÁ, BRASIL, DÉCADAS DE 1950 E 1960 – Sérgio Roberto Chaves Junior, João Pedro Lezan, Kevin Lino de Oliveira, Weslei da Mota (UFPR – Brasil)
 
– NOS ESTADOS UNIDOS E NA SUL-AMÉRICA: A FORMAÇÃO DE DIRETORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS. Giovanna Camila da Silva (UFMG – Brasil), Paola Dogliotti Moro (UdelaR – Uruguai)
 
– AS GINÁSTICAS FORMULADAS NA ALEMANHA E NA ÁUSTRIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: CIRCULAÇÃO E RELEITURAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO URUGUAI E NO BRASIL (1940-1970). Cássia Danielle Monteiro Dias Lima (UEMG – Brasil) e Tamara Parada Larre Borges (UdelaR – Uruguai)
Debatedor: Sidmar dos Santos Meurer (UFPR – Brasil)

Sexta 23/09

9h| Mesa 03: ARTEFATOS COMO DISPOSITIVOS DE EDUCAÇÃO DOS CORPOS E DAS EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS
Temas e convidados/as:
– A GINÁSTICA DOMÉSTICA DO MÉDICO DANIEL G. M. SCHREBER E A ORTOPEDIA DOS CORPOS: MANUAIS EM CIRCULAÇÃO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX – Diogo Rodrigues Puchta (UEMG- Brasil), Meily Assbú Linhales (UFMG-Brasil)
 
– A IMPRENSA ESTUDANTIL JUVENIL NO INTERMÉDIO DA INTIMIDADE E A VIDA PÚBLICA (1930-1940) – Eliezer Raimundo de Sousa Costa, Mônica Yumi Jinzenji (UFMG)
 
– BRINQUEDOS CIENTÍFICOS: CIÊNCIA E TÉCNICA PARA O ENSINO DAS CRIANÇAS. UMA EXPLORAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR – Katya Braghini  (PUC-SP – Brasil)

–  ESCOLHAS TÉCNICAS, POR ISSO ÉTICAS: A PRODUÇÃO DO VIDEOCLIPE EDUCATIVO “CAVERNA DOS SONHOS ACHADOS” (2020) – Cláudio Henrique Pessoa Brandão  (NUPES/FaE/UFMG – Brasil)
Debatedora: Mônica Yumi Jinzenji (UFMG-Brasil)

13:30h| Mesa 04: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO SOCIAL: TRABALHO, FORMAÇÃO E TEMPO LIVRE
Temas e Convidados/as:
– “MELHORAR A VIDA FAMILIAR E COMUNITÁRIA”: TRAÇOS DA EUGENIA NORTE-AMERICANA NOS 4-H CLUBS – Leonardo Ribeiro Gomes (IF/MG- Brasil)
 
– MUJER CAMPESINA Y MODERNIZACIÓN EN ACCIÓN CULTURAL POPULAR (1947-1975) – Sara Evelin Urrea Quintero (UFMG- Brasil)
 
– ESBOZOS SOBRE TIEMPO LIBRE Y EDUCACIÓN DEL CUERPO EN LA CULTURA DEL NUEVO CAPITALISMO: REFLEXIONES A PARTIR DE ZUMBA® – Inés Scarlato (UdelaR – Uruguai)
Debatedor: Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (UFMG – Brasil)

16:30h| Solenidade de encerramento
Conferência de Encerramento:
REFORMA DA VIDA, CONSERVAÇÃO DO CORPO: NATUREZA, SAÚDE, EDUCAÇÃO – Alexandre Fernandez Vaz (UFSC-Brasil)
 
Lançamento do Livro:
CORPO NATUREZA E SENSIBILIDADES EM PERSPECTIVA TRANSACIONAL.
Marcus Aurélio Taborda de Oliveira e Meily Assbú Linhales (orgs).
Editora Mercado das Letras/SP



Equipe de organização do Evento:
 
Coordenação Geral: Profª. Meily Assbú Linhales
Coordenação Adjunta: Prof. Marcus Aurélio Taborda de Oliveira e Prof. Vitor Lucas de Faria Pessoa
Bolsistas: Jamille Torquato (PBEXT- Rede de Museus) e Enrico Mencarelli (IC- Rede de Museus)