Pesquisa

CONVÊNIO DE INVESTIGAÇÃO: Arquivos e Histórias entrelaçadas: a Educação Física e a formação de seus professores no Brasil e no Uruguai (1920-1960)

Vigência: 2019Em andamento

Equipe de Trabalho
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Meily Assbú Linhales – Coordenadora (Brasil) / Paola Dogliotti – Coordenadoraq (Uruguai) Giovanna Camila da Silva – Integrante / Cassia Danielle Monteiro Dias Lima – Integrante / Sergio Chaves Júnior – Integrante / DOGLIOTTI, PAOLA – Integrante / PAULA MALAN – Integrante / TAMARA PARADA – Integrante.

Descrição
Estudos recentes no âmbito do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef/UFMG) permitem afirmar que, até a década de 1960, a Educação Física brasileira estabeleceu importantes conexões com países vizinhos, notadamente a Argentina e o Uruguai, embora tais aproximações tenham sido pouco exploradas pela historiografia ou mesmo eclipsadas pelo argumento de que a produção realizada no Brasil dialogava diretamente com sujeitos e métodos europeus ou norte-americanos. Nesse termos este estudo busca identificar e problematizar relações estabelecidas entre brasileiros e uruguaios no processo de afirmação e desenvolvimento da Educação Física como prática social e escolar, desde as primeiras décadas do sec. XX. A criação de espaços urbanos para o lazer e o exercício corporal, as práticas de ginástica e esportes, a recreação como dimensão constitutiva da saúde e da higiene, entre outros, são alguns dos eixos temáticos que permearam intercâmbios de formação de professores e delinearam modelagens para o ensino da Educação Física nos dois países. Em uma perspectiva metodológica que priorizará o caráter plural das práticas culturais (compreendendo-as como sucessivos processos de circulação e apropriação), os pressupostos das ?histórias conectadas? contribuem na verificação e análise da complexidade e da interdependência entre percursos nacionais e regionais. Também um destaque aos mediadores culturais (sujeitos, livros, objetos, manuais, etc.) e aos modos como transitaram os educadores e os artefatos, especialmente os impressos, provocando variados processos de recepção e apropriação dos modelos.