Corpos, natureza e sensibilidades em perspectiva transnacional (entre as décadas finais do século XIX e a década de 1970)
Vigência: 04/11/2019 – Em andamento
Equipe de Trabalho
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcus Aurelio Taborda de Oliveira em 04/11/2019.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Meily Assbú Linhales – Integrante / Giovanna Camila da Silva – Integrante / Cassia Danielle Monteiro Dias Lima – Integrante / Maria Cristina Rosa – Integrante / Taborda de Oliveira, Marcus Aurélio – Coordenador / SOARES, Antonio Jorge – Integrante / Sergio Chaves Júnior – Integrante / GALAK, Eduardo – Integrante / Fernanda Cristina dos Santos – Integrante / DOGLIOTTI, PAOLA – Integrante / PUCHTA, DIOGO RODRIGUES – Integrante / SCARLATO, INÉS – Integrante.
Descrição
O presente projeto trata da articulação de esforços de pesquisa conduzidos por pesquisadores brasileiros, argentinos, uruguaios e italianos, os quais vêm trabalhando juntos há alguns anos. O propósito é compreender, em linhas gerais, as possibilidades de formação demarcadas por diferentes formas de educação, tendo como escopo as relações entre corpo, natureza e sensibilidades, articulando a realidade dos quatro países. Mantendo a ênfase na análise da imprensa como fomentadora de um ethos de caráter ?moderno?, que aparece de maneira recorrente em diferentes expressões do pensamento social brasileiro e latino-americano entre os finais do século XIX e o ciclo das ditaduras latino-americanas nos anos 1970, objetivamos compreender como foram mobilizados os sentidos corporais de modo que novas sensibilidades pudessem ser forjadas na busca da definição de sociedades e indivíduos educados. Para tanto, o projeto se articula em torno de um eixo comum que considera a formação geral, mas com três sub-eixos que com ele se conectam: as relações entre ciência e técnica, os diversos entendimentos de ?natureza? nas práticas e discursos formativos, e as práticas de educação do corpo. A imprensa, nesse caso, recobre uma ampla gama de iniciativas de produção e circulação de ideais, projetos, prescrições sobre diferentes formas de educar, escolares ou não. Serão inventariados e mobilizados livros, revistas, jornais periódicos, memórias, peças de propaganda, dicionários, seja na sua dimensão textual ou imagética, preferencialmente em perspectiva transnacional, operando com as contribuições teóricas de Serge Gruzinski, Sanjay Subrahmanyan, Eduardo Paiva e Marta Carvalho para pensar histórias conectadas e modelação de práticas e projetos educacionais. Essa documentação comporá o universo empírico que será privilegiado nessa investigação, a qual tem como suporte teórico-metodológico noções tais como experiência, economia moral, estrutura de sentimentos, dialogismo, a partir das tópicas de autores como Edward Thompson, Raymond Williams, Mikhail Bakhtin, com o fito de contribuir para a sedimentação de uma história social da educação no Brasil e na América Latina.