A Ginástica Sueca no Brasil:
presença nos manuais escolares e no pensamento pedagógico entre fins do século XIX e início do XX
Vigência: 2016-2018
Financiamento: Fapemig
Equipe de trabalho:
Anderson da Cunha Baía, Ana Claudia Avelar, Anna Luiza Romão, Gyna Ávila, Iara Bonifácio, Pedro Cabral, Priscila Queiroz, Roberta Batista Faria, Thais Kalile
Coordenação:
Andrea Moreno
Doutorandos:
Gyna Ávila
Mestrandos
Ana Claudia Avelar
Graduandos
Iara Bonifácio
Priscila Queiroz
Roberta Batista Faria
Resumo
Descrição: O projeto de pesquisa intitulado ?A Ginástica Sueca no Brasil: presença nos manuais escolares e no pensamento pedagógico entre fins do século XIX e início do XX? tem por objetivo compreender a presença da ginástica sueca no Brasil entre fins do século XIX e início do XX, interrogando como os manuais escolares e o pensamento pedagógico fizeram circular saberes, conhecimentos e práticas desse método. Interessa problematizar transformações e permanências a partir de obras dos principais precursores. A investigação buscará compreender como, ao longo do período histórico analisado, a ginástica sueca circulou no Brasil, seja através de manuais, seja através de discursos de intelectuais que, ora relevavam ora atacavam essa prática como adequada às escolas brasileiras. Temos como hipótese de que o método sueco de ginástica preconizado no século XIX sofreu transformações em sua circulação pelo mundo e no Brasil, esse método ganhou visibilidade, sobretudo, através de duas maneiras: no discurso de intelectuais e na vulgarização desse saber pelos manuais de ginástica, em sua maioria, de autoria de professores. Dos dois modos, a ginástica racional comportou alterações do pensamento matricial. Compreender esses modos de divulgação, suas transformações e permanências, é tarefa desse projeto.